Nossos Serviços

PROJETOS DE CLIMATIZAÇÃO E RENOVAÇÃO - HVAC
Para conseguir um ambiente climatizado na temperatura desejada não somente é necessário a instalação de equipamentos de ar condicionado. É necessário todo um estudo de caso levando em consideração diversas variáveis como por exemplo dimensões do ambiente e carga térmica. É de extrema importância que todo projeto de climatização/ar condicionado seja elaborado por um profissional qualificado. O profissional responsável por esse tipo de projeto é o Engenheiros Mecânico.
Etapas do Projeto:
- Entender a necessidade do cliente;
- Através da planta do imóvel identificar os pontos que serão climatizados, identificar qual tipo de equipamento atenderá melhor o ambiente;
- Tabela dos equipamentos escolhidos com descritivo de capacidade, carga térmica e tensão.
- Detalhamento de materiais necessário para instalação;
- Projeto de Instalação.
Um projeto bem elaborado resulta em um investimento preciso, economia tanto na mão de obra como na aquisição dos equipamentos e materiais de instalação e por fim um bom dimensionamento reduz o consumo de energia através de uma excelente eficiência energética.

PMOC – PLANO DE MANUTENÇÃO OPERAÇÃO E CONTROLE PARA AR CONDICIONADO
Com a preocupação mundial com a qualidade do ar interior em ambientes climatizados e preocupados com a rápida ascensão das pessoas aos sistemas de ar condicionados o ministério da saúde se viu na posição de aprovar Regulamento Técnico contendo medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização, para garantir a Qualidade do Ar de Interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.
Então ficou estabelecido que os proprietários, locatários e prepostos, responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H), deverão manter um responsável técnico habilitado, responsável por diversas atribuições como:
Implantar e manter disponível no imóvel um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, adotado para o sistema de climatização. Este Plano deve conter a identificação do estabelecimento que possui ambientes climatizados, a descrição das atividades a serem desenvolvidas, a periodicidade das mesmas, as recomendações a serem adotadas em situações de equipamento e de emergência, para garantia de segurança do sistema de climatização e outras de interesse, com especificações contidas no Anexo I deste Regulamento Técnico e NBR 13971/97 da Associação Brasileira de Normas T - ABNT. (MS, 1998).
E no ART 9° da Portaria diz, “O não cumprimento deste Regulamento Técnico configura infração sanitária, sujeitando o proprietário do imóvel locatário ou preposto, bem como o responsável técnico, quando exigido, às penalidades previstas na Lei n.º 6.437, d agosto de 1977, sem prejuízo de outras penalidades previstas em legislação específica.”
O Plano de Manutenção Operação e Controle PMOC deve ser elaborado por um Engenheiro Mecânico habilitado com recolhimento de ART.

LAUDO TÉCNICO PARA SISTEMAS DE EXAUSTÃO DE COZINHA
A NBR 14.518 estipula as diretrizes para manutenção, instalação e principalmente limpeza e operação dos sistemas de exaustão para cozinhas. É de extrema importância estar em conformidade com essas diretrizes para que não corra o risco de penalidades em caso de inspeção e vistoria dos órgãos públicos e privados de fiscalização e principalmente fornecer um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores e um serviço com total higiene aos clientes.
Executar uma manutenção de limpeza periódica nos sistemas de exaustão evitará um acúmulo excessivo de gordura nas coifas, dutos e difusores reduzindo assim a probabilidade de propagação de incêndios no ambiente e principalmente a contaminação dos alimentos que estão sendo produzidos nas chapas/fogões por retorno de gordura e restos de outros alimentos através do gotejamento.

LAUDO TÉCNICO PARA ANDAIMES
Laudo
Técnico elaborado com o intuito de assegurar que todo andaime em utilização
esteja de acordo com as exigências de segurança estabelecidas pela NBR 6494,
NR18 E NR35. As normas estipulas exigências a fim de garantir a segurança das
pessoas/trabalhadores que nele estão executando algum tipo de manutenção,
serviço, obra e afins e pessoas que circulam aos arredores.
Aplica-se
aos andaimes que servem para auxiliar o desenvolvimento vertical das
construções, bem como aqueles que operam em construções já elevadas para efeito
de reparos, reformas, acabamentos, pinturas, torres de acesso, outros.
Atendemos: Construções Civil, Reformas e Empresas dos mais diversos setores.

LAUDO TÉCNICO PARA BRINQUEDOS E PLAYGROUNDS
Desde junho de 2013 vigora no Brasil a ABNT NBR 16071/2012, elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, estabelecendo inúmeros requisitos de segurança para as áreas de playground, incluindo brinquedos, pisos com absorção de impacto, métodos de ensaio na fabricação dos equipamentos, projetos da área, instalação, inspeção, manutenção e utilização.
A NBR 16071/2012, regulamentada pela ABNT, foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Segurança de Playgrounds (ABNT/CEE- 120), e cita diretrizes que devem ser seguidas a fim de minimizar os riscos de acidentes nos playgrounds. As principais regras a serem seguidas para o projeto de um parque envolvem os riscos de lesão corporal. Para isso, são avaliados todos os pontos móveis ou fixos, e estes não devem apresentar risco de belisco, aprisionamento nem esmagamento. Até mesmo os materiais utilizados em sua fabricação não podem apresentar lascas ou cantos vivos, a fim de evitar lesões ao usuário.
Outra questão abordada na norma se refere à oxidação e toxidade dos materiais utilizados na construção do parque, com intuito de aumentar sua vida útil e evitar alergias ou irritações toxicológicas.
A Decisão Normativa nº 52 do CONFEA estabelece a obrigatoriedade de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para o funcionamento destas instalações.

LAUDO TÉNICO PARA MÁQUINAS PESADAS
Laudo
Técnico de adequação ou de constatação de pleno funcionamento de máquinas
pesadas do tipo: Escavadeiras, retroescavadeiras, pá carregadeiras, rolos
compactadores, bobcat, recicladoras de asfalto, tratores agrícolas, implementos
agrícolas e diversos outros tipos de máquinas de grande porte.
Laudos
elaborados através de visita para análise, após verificado que a máquina
encontra-se em perfeito funcionamento será finalizado o laudo e recolhimento de
ART.

LAUDO TÉCNICO PARA SISTEMAS TRANSPORTADORES NR-11
A NR 11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) estabelece os requisitos mínimos de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. O laudo tem o objetivo de que todas as empresas que possuam qualquer tipo de Equipamento de Movimentação e de Elevação de Carga estejam em conformidade com as Normas Regulamentadoras de maneira que ofereçam as garantias necessárias de resistência, segurança e conservação em perfeitas condições de trabalho, visando a saúde e segurança dos colaboradores da empresa.